William Adam (arquiteto) 2

William Adam (arquiteto)

William Adam foi um arquiteto, pedreiro e empresário escocês. Entre tuas obras mais conhecidas estão a Casa Hopetoun, perto de Edimburgo, e a Casa Duff em Banff. Seu tipo exuberante e individual de construção, em estilo palladiano, mas com dados barrocos inspirados por Vanbrugh e arquitetura-almoço continental. No século XVIII, Adam era considerado o “arquiteto universal” (Universal Architect em inglês) da Escócia. Porém, desde o século XX, os críticos de arquitetura, adotaram uma apresentação mais moderada: Colin McWilliam, como por exemplo, buscou a particularidade de sua obra “ao diversificar a um grau extremo”.

Além de ser um arquiteto, Adam participou em vários esquemas empresariais de melhoria industrial, entre elas, a mineração do carvão, extração de sal, pedreiras de pedra e moinhos. Em 1731 começou a desenvolver sua própria fazenda em Kinross-shire, que ele nomeou Blair Adam. Foi pai de 3 arquitetos: John, Robert e James, os dois últimos foram os criadores do “tipo Adam”. Nasceu em Linktown of Abbotshall (hoje Kirkcaldy), em 1689 e foi batizado em 29 de outubro do mesmo ano.

Foi o único filho sobrevivente de John Adam (fl. Helen Cranstoun, filha de William Cranstoun, terceiro lord de Cranstoun. Seu avô paterno era Archibald Adam, um fazendeiro em Angus. Adam por ventura, frequentou o colégio primária de Kirkcaldy até 1704, quando completou quinze anos, e, posteriormente, compreendeu o ofício de alvenaria, por ventura, de seu pai.

foi sugerido que o Adam foi aprendiz de sir William Bruce na Casa Kinross, a despeito de as datas executam com que isto seja improvável. 1720 viajou para a França e os Países baixos, para visitar casas de campo e visualizar o canal em Ostend. Em 1714, Adam aliou-se com William Robertson de Gladney, um proprietário de terras lugar, pra estabelecer uma fábrica de tijolos em Linktown.

  • IOS 8.2
  • dezenove erro em Ciência Aberta que apresenta: esta classe em vermelho
  • Paga de desenvolvedores $8,000.00
  • 3 Santa Catarina Mártir
  • Razões comerciais “marketing”

O empreendimento foi um sucesso, e Adam foi creditado com a introdução da fabricação de telhas holandesas pela Escócia. 30 de maio de 1716, Adam casou-se com Mary, filha de Robertson, e o casal se mudou para sua moradia, Gladney, em Abbotshall. Não se compreende como William Adam se tornou um arquiteto bem-sucedido.

no entanto, em 1721, neste instante estava envolvido em projetos consideráveis no Castelo Andares, onde realizou um projeto de Vanbrugh, e pela projeção de extensões pra Casa Hopetoun. John Gifford vinculou a ascensão de Adam com a remoção de James Smith, o arquiteto mais significativo do início do século XVIII, que tinha por volta de setenta anos pela data.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima