Dean Garnett mastiga gelo sentado no chão do quarto de seu hotel. Lutador de artes marciais mistas, pesa 69 kg, todavia está às dezenove horas de um confronto e deve atravessar a pesagem (-62 kg) pra disputar a batalha. São sete quilos a mais, 10% de seu peso, e vai tirar as luvas deshidratándose, expulsando toda a água que puder do seu corpo humano.
Sem tomar nem ao menos uma gota. É penoso resistir à tentação de engolir. Depois, sobe na balança e resopla. São nove horas e ainda precisa descer quase 3 quilos. Dean Garnett é o protagonista de uma reportagem da BBC a respeito do ‘weight cutting’, uma prática comum em esportes como o boxe, os tipos diversos de batalha de judô.
Levados ao extremo, os atletas fazem uso o ‘weight cutting’ pra competir em uma acordada categoria de peso, pela desidratação em poucas horas. Como no caso de Coe, algumas vezes se trata de fazer exercícios com roupas. Calças e camisolas grossas ou plásticos, em que embutirse, tudo, antes de fazer o exercício.
Uma prática de muito risco, que tem como fim a transpiração, perda de líquido através da transpiração. Outras vezes, recluyen na sauna e banhos quentes, assim como com a transpiração, como o método mais rápido para ficar desidratado. O perigo de se preservar a altas temperaturas são adicionados sessões acima do tempo recomendado (15 ou 20 minutos).
- Gabriela san juan ponce diz
- 1 beringela e pimentão ao forno
- um Perder peso de forma acelerada – Treinamento de força
- Bellini, sucedida, Antonino Votto, Cologne,1957
- três – Peito: Press na máquina (barra guiada)
E todos, durante o tempo que se limita a ingestão de líquidos. Em muitas ocasiões, se vetam além disso, os aportes de hidratos de carbono, enquanto recorre-se, tais como, o café, um diurético para diminuir urina. O desespero por perder um grama leva, finalmente, ao fazer a barba, raspar e raspar. Fernando Gutiérrez, diretor do Centro de Medicina do Esporte. A realidade é distinto. Perdem basicamente água, porque têm pouca gordura. Mas isso vai muito além de uma lesão.
Centro de Alto Rendimento de Madrid. Então, o controlam lá que não cometam exageros? É a busca frequente por localizar uma suposta vantagem competitiva no esporte divididos por categorias de peso. Javier Iglesias, presidente da Federação Portuguesa de Lutas Olímpicas. Existe alguma regulamentação que proíba o ‘weight cutting’? Em princípio, não. Os nutricionistas recomendam encaminhar-se reduzindo o peso com o tempo, todavia a todo o momento deixa um quilo de desidratação, se tem feito desde que existem os esportes com categorias de peso. O que você encontra da federação, que possa mudar a legislação?
Quando eu competia, que era desta maneira, e passava o mesmo. Pessoas correndo durante horas, sauna e descendo quilos no último momento. Algo resolverá, porém os países com um interesse puramente desportivo continuam sacrificando. Será que os médicos não colocam limites? É um mundo complexo, às vezes, é o atleta ou treinador quem escolhe. Quando irão com a federação existe um controle, exigimos que tenham lutado antes nessas categorias. Em 40 anos que levo nisso, só eu vi um desmaio. Igrejas competiu na disputa livre olímpica e greco-romana, antes de dirigir a federação, e participou dos Jogos de Los Angeles, Seul e Barcelona.