De Sarajevo A Coreia: Erros De Cálculo, Com Montanhas De Mortos 2

De Sarajevo A Coreia: Erros De Cálculo, Com Montanhas De Mortos

Para os especialistas, uma disputa entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, com a participação de seus aliados chineses e norte-americanos, é indesejável. E o é por uma justificativa: não lhe pertence à ninguém. Mas, o que aconteceria se um dos mísseis balísticos que Kim Jong-un, a lança de tarde em tarde cair por engano em um objetivo civil sul-coreano?

E se Donald Trump fora remoto além da conta em sua retórica belicista? Você é tão improvável a batalha? A História do século XX está cheia de conflitos improváveis que começaram por um defeito de cálculo e finalizaram atingindo milhares (ou milhões) de mortos. Um tiro somente, o do nacionalista sérvio-bósnio Gavrilo Princip contra o peito do arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do império austro-húngaro, provocou uma reação em cadeia de proporções desconhecidas até à data.

O consequência daquele tiro em Sarajevo tornou-se uma carnificina de quatrorze milhões de falecidos e a queda de 4 impérios: alemão, nazista, austro-húngaro e otomano. A História nos ensina que a verborréia, as experctativas exageradas ou o populismo bem como acarretam conseqüências nefastas. Alguns dos conflitos que moldaram nosso mundo atual, surgiram de cálculos errados a respeito da ação-reação de seus inimigos. Um modelo é a invasão das Malvinas, um plano da junta militar argentina pra recuperar a soberania das ilhas, dar uma bacana dose de nacionalismo no nação e tapar a desastrosa circunstância econômica que atravessava.

A dificuldade tinha nome de mulher: Margaret Thatcher. A contundente resposta britânica, mal calculada pelos argentinos, reconquistou as Malvinas e provocou o crescimento de popularidade de a Dama de Ferro. Outro problema de cálculo que escalou pra um conflito multinacional foi a competição do Golfo. Em 1990, Saddam Hussein determinou a teu exército transpor a fronteira com o Kuwait pra ocupar as riquezas do rico emirado petroleiro.

Os historiadores prometem que a sua derrapagem se necessita a uma análise errada de uma frase da embaixadora de Washington, em Bagdá, April Glaspie: “Não vemos a respeito os conflitos interárabes”. Hussein acreditou que os EUA não movilizaría sua maquinaria de luta por um nação do tamanho de uma ervilha. Enganou-Se de plano. George Bush divulgou, no dia 28 de fevereiro, a liberação do emirado. Mas talvez o mais querido exemplo de um combate aberto fabricado por uma situação inesperada foi a que envolveu, pontualmente, as duas Coreias, em 1950. Não foram um erro de cálculo, porém 2, os que marcaram aquela disputa.

Kim Il-sung, avô do atual líder da Coreia do Norte, interpretou-a de suas frases que Washington jamais se movilizaría por uma invasão da península. Cinco meses depois, invadiu a Coreia do Sul. O primeiro problema, aquele discurso deslize, provocou o segundo, confiar que os EUA não entraria na disputa. Aquela compreensão equivocada custou centenas de milhares de vidas, mas deixou a fronteira onde estava.

Veragua, futura Castela de Ouro, que compreendia o território a oeste do golfo de Urabá até o Cabo Graças a Deus (pela divisa entre os atuais estados de Honduras e Nicarágua). Quer dizer, as atuais costa da Nicarágua, Costa Rica e Panamá. Foi concedida a Diego Nicuesa. Nova Andaluzia, também chamada de Urabá, que compreendia o território ao leste do golfo de Urabá até o Cabo da Vela, pela península de la Guajira, ou seja, a atual costa atlântica da Colômbia. Foi concedida ao capitão Alonso de Ojeda.

  • Capítulo 4×076 (801) – “Conto De Natal”
  • Que É O Que você Quer (Poncho Cotes Jr.)
  • Eu pretendo ser como tu
  • “Não saberia manifestar em que dia, todavia deste dia eu irei prosseguir desejando”
  • A revolução Astana chega à Itália

Ambos os conquistadores, Nicuesa e Ojeda, partiram pra tuas províncias desde a ilha de hispaniola (Santo Domingo), que por assim sendo era o centro de operações dos espanhóis no Novo Mundo. Nicuesa tomou posse de teu governo em 1511, onde fundou Nome de Deus, contudo teve que enfrentar o agreste do território e da agressão dos indígenas.

Por sua quota, fernanda paes desembarcou pela atual Cartagena de Índias e depois de suportar um violento confronto com os índios, fundou o potente de São Sebastião. Ferido gravemente, Ojeda retornou à Espanhola, deixando o comando do forte de um obscuro soldado chamado Francisco Pizarro. Enciso, tornou-se presidente da câmara, fez-se logo de ódio por seu despotismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima